Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Estar com os amigos reduz risco de depressão

Um estudo norte-americano sugere que manter o contacto pessoal com amigos e ente queridos reduz o risco de depressão. Mas sublinha que o mesmo não acontece se o encontro for virtual.

Estar com os amigos reduz risco de depressão
Notícias ao Minuto

07:09 - 08/10/15 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

As pessoas que se encontram com amigos e familiares pessoalmente pelo menos três vezes por semana correm um risco menor de desenvolver depressão, em comparação com aqueles que mantêm apenas o contacto virtual. É o que diz um estudo publicado recentemente na revista científica American Geriatrics Society.

Como reporta a revista Veja, para este estudo os investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, acompanharam 11 mil adultos, com mais de 50 anos, ao longo de dois anos.

Os resultados mostraram que os indivíduos que se encontravam com amigos e parentes apenas uma vez por semana tinham 11,5% de probabilidades de ter sintomas de depressão após dois anos. Em compensação, aqueles que se encontravam com os entes queridos pelo menos três vezes por semana corriam um risco de 6,5%.

De acordo com os autores, a regularidade e frequência do contacto virtual, por telefone, email ou redes sociais não afetaram o risco descoberto.

"Descobrimos que as formas de socialização não são iguais. Telefonemas ou comunicação digital com amigos e familiares não têm o mesmo poder das interações pessoais para ajudar a afastar o risco de depressão", afirmou Alan Teo, principal autor do estudo.

"O contato pessoal pode ser considerado medicina preventiva, assim como tomar vitaminas regularmente", salientou o autor, à revista Time.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório